Registre a alimentação para emagrecer
Você já parou para pensar em tudo o que come ao longo do dia? Provavelmente não. Muitas vezes acreditamos que estamos nos alimentando bem, mas não prestamos atenção nos pequenos lanches, beliscos e “escapadas” que cometemos ao longo do dia, que contribuem e muito para o ganho calórico.
Registrar a alimentação é uma estratégia simples, mas muito eficaz que ajuda no processo de emagrecimento, aumentando a consciência sobre os hábitos alimentares.
Preciso sair registrando tudo que eu como?
Sem enrolação, a resposta é não. Ninguém precisa andar com uma planilha enorme ou pesar cada alimento, a menos que você seja um atleta de alta performance, esses hábitos só vão te dar uma falsa sensação de controle. No primeiro dia que você errar, provavelmente vai errar todos os dias.

O que realmente faz diferença é criar um hábito prático de anotar resumos do que você lembra que comeu naquele dia, seguindo esse passo a passo:
- No fim do dia, ou no dia seguinte de manhã, faça um breve resumo do que comeu ontem. Não precisa de detalhes exatos, mas sim do que mais te marcou na sua alimentação e como você se sentiu ao comer.
- Seja honesto. Se teve pizza ou sobremesa, anote também — o objetivo não é julgamento, mas consciência.
Como posso fazer esses registros?
Entendo que no mundo atual, são poucas as pessoas que ainda escrevem ou mantém diários, então vou abrir com você algumas anotações minhas no meu próprio diário:
📓 Dia 16
Foi um bom dia, não senti fome durante o dia e comi relativamente bem.
Me surpreendi, porque estava me sentindo cheio (limpei o prato no almoço e no jantar) pela primeira vez em um bom tempo, mas de noite bateu um pouco de fome na hora de dormir. Tô me sentindo muito mais leve, desinchado e feliz. Já consigo me olhar no espelho e ficar satisfeito com meu progresso.
📓 Dia 19
Dessa vez foi um dia complicado, senti mais fome que o normal.
Acredito que seja porque já estou há 4 dias mantendo certinho a alimentação e as atividades físicas. Estou pensando se amanhã (sexta-feira) vou faltar à academia para descansar, mas ainda não me decidi. Comprei um leite condensado em lata para adicionar na minha dieta (vou comendo de pouquinho em pouquinho durante uns 10 dias), e ele é super saboroso. O melhor é que sei que vai durar vários dias e vai me ajudar a manter a dieta.
Esse hábito realmente vai me ajudar no emagrecimento?
Será que vale a pena gastar meu precioso tempo fazendo essas anotações? Sim! Manter um diário, mesmo que em forma de resumo, vai aumentar a sua consciência alimentar. Muitas vezes não percebemos os exageros no dia a dia até colocá-los no papel, pensamos que quase não comemos ou que comemos bem no dia, quando na verdade fizemos diversos lanchinhos que acabou comprometendo nosso emagrecimento.

Esse hábito simples pode:
- Reduzir o comer automático – quando você anota, pensa duas vezes antes de repetir um excesso, ou quando você come e passa mal, começa a enxergar melhor quais os alimentos que estão causando esse mal estar.
- Mostrar padrões ocultos – como sempre exagerar no jantar ou beliscar muito à tarde, que muitas vezes passa despercebido.
- Dar clareza sobre evolução – relendo suas anotações, você percebe avanços que talvez não notasse no espelho ou na balança.
Ou seja: não é o diário em si que vai te fazer emagrecer, mas o autoconhecimento que ele vai gerar. E esse entendimento é fundamental para mudar hábitos e alcançar resultados reais.
Não tenha medo de buscar um especialista
O diário alimentar é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, mas ele não substitui o acompanhamento profissional. Se você sente que não consegue organizar sua alimentação sozinho, tem dificuldades em perder peso ou possui sintomas como cansaço excessivo, compulsão alimentar e desconfortos digestivos frequentes, talvez seja a hora de procurar um nutricionista.

O profissional nutricionista vai avaliar suas necessidades de forma individualizada e montar um plano alimentar personalizado para se encaixar na sua rotina. E se for necessário, vá atrás de um bom psicólogo também para identificar se esses hábitos não são gerados por emoções destrutivas.
FAQ – Diário alimentar e emagrecimento
1. Preciso registrar absolutamente tudo o que como?
Não. O objetivo não é ter uma planilha perfeita ou pesar cada alimento, mas sim criar consciência do que você come no dia a dia. Basta anotar de forma simples um resumo do que você comeu e como se sentiu.
2. O hábito de registrar realmente ajuda no emagrecimento?
Com certeza! Ele aumenta sua consciência alimentar, ajuda a identificar padrões de exagero e mostra sua evolução ao longo do tempo.
3. E se eu esquecer de anotar um dia?
Não tem problema. Esse hábito não precisa ser perfeito. Basta retomar no dia seguinte — o valor está na continuidade, não na rigidez.
4. Preciso escrever todos os dias?
O ideal é sim, mas se um dia ou outro você esquecer, não desista. Volte no dia seguinte. A consistência ao longo do tempo vale mais do que a perfeição diária.
Pingback: 3 maneiras práticas de fazer um diário alimentar